A Casa do Rio Vermelho celebra a chegada da primavera reinaugurando jardim
Um roteiro que vai do Rio Vermelho até o Comércio pode render, além das paisagens mais bonitas da cidade, uma imersão na produção cultural e artística de Salvador. Cinco equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, gerenciados pela Via Press, estão neste circuito e apresentam programação especial para a semana: A Casa do Rio Vermelho (Rua Alagoinhas), Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e Carybé das Artes (Porto da Barra), Casa do Carnaval da Bahia (Pelourinho) e Cidade da Música da Bahia (Comércio).
O jardim que margeia a Casa do Rio Vermelho e guarda as cinzas dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai vai ser reinaugurado nesta terça-feira (20), após uma parceria feita pela gestão do espaço com biólogas da Universidade Federal da Bahia. A ação possibilitou que fossem catalogadas algumas plantas, um trabalho de identificação das espécies botânicas que teve à frente as professoras Lenise Guedes e Nádia Roque, do Instituto de Biologia da UFBA, em uma parceria com o herbário Alexandre Leal Costa.
O jardim passa a contar agora com placas com informações básicas sobre as espécies, bem como QR Codes que irão levar para conteúdos com curiosidades, histórias e receitas envolvendo essas plantas. Também nesta terça, às 14h, o público poderá ver a montagem O Gato Malhado e a Andorinha Sinha, adaptada do livro homônimo de Jorge. Além disso, desta terça até domingo (25), duas visitas guiadas acontecerão por dia no novo jardim, às 11h e às 15h. Na quarta (21), o memorial estreia o projeto Poesias na Primavera, com leituras de poesias no jardim da casa. Dando as boas-vindas à estação, na quinta (22) a Casa do Rio Vermelho e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) irão distribuir mudas de plantas aos visitantes. Na sexta-feira (23), Nadia Roque comanda o Papo de Jardim, contando um pouco das histórias por trás das espécies de plantas presentes na casa. No sábado (24), o projeto de contação de histórias, Histórias da Vovó, traz ao público o “Pipistrelo das mil cores”, um conto ecológico escrito por Zélia Gattai – uma opção do final de semana para o público de todas as idades. Encerrando a semana, no domingo (25), o roteiro Caçadores de Sapo apresenta o acervo de sapos artesanais da casa, colecionados por Jorge e Zélia. Terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada até 17h – https://www.instagram.com/casadoriovermelho/.
Casa do Carnaval da Bahia
Para um roteiro de arte, cultura e entretenimento no Centro Histórico de Salvador, a Casa do Carnaval da Bahia estreia programação especial nesta semana, começando terça-feira (20) com “Flores do Carnaval” – uma visita mediada temática pela casa, inspirada nas trajetórias das mulheres que marcaram o Carnaval de Salvador. A ação acontece até domingo (25), sempre às 14h. Na quinta-feira (22), às 17h acontece mais uma edição do Mete Dança no Pôr do Sol, uma aula aberta de dança no terraço da Casa. No domingo (25), às 11h, a casa conta na programação com a oficina de oratórios de Cosme e Damião, mostrando a força das festas populares por aqui. Terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada até 17h -https://www.instagram.com/casadocarnavaldabahia/.
Cidade da Música da Bahia
No mês em que comemora o primeiro aniversário, a Cidade da Música da Bahia apresenta, nesta semana, um calendário diverso que conta com bate-papos, apresentação musical e oficina. Hoje, às 15h, acontece a Vivência Percussiva com Luizinho do Jêje. Sexta-feira (23), às 11h, a Camerata Opus Lumen, da Orquestra Sinfônica da Bahia, se apresenta no local. Às 15h o historiador Rafael Dantas visita a Cidade da Música da Bahia e participa de um bate-papo sobre a história do espaço e da música baiana. Domingo (25) o local sedia, às 14h, uma oficina de instrumentos de sucata. https://www.instagram.com/cidadedamusicadabahia/.
Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes
Fotografia e contação de histórias marcam a agenda da semana nos espaços culturais que funcionam dentro dos fortes no Porto da Barra. Quinta-feira (22) o Pierre Verger sedia o projeto Fotograma, um bate-papo sobre o processo criativo de fotógrafos baianos, que traz como primeiro convidado Rafael Martins, fotógrafo que desenvolve projetos autorais com fotografia noturna e é fotojornalista há dez anos. Na sexta (23) o espaço sedia o projeto Contação de Histórias, centrado no livro Lendas Africanas dos Orixás, de Pierre Verger com ilustrações de Carybé. Às 11h e 14h, aos sábados e domingos, acontece o Circuito de Mediação Visita de Compadres, que faz um passeio guiado entre os dois fortes. https://www.instagram.com/espacopierreverger/ / https://www.instagram.com/espacocarybe/.