Sextou na 14ª Feira Baiana: Uma Viagem Cervejeira pelos Biomas da Bahia
A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária está agitando a capital do estado com uma celebração de sabores únicos e aromas envolventes. As protagonistas desta sexta-feira (15) são as cervejas da agricultura familiar, que oferecem um verdadeiro tour pelos ricos biomas da Bahia. Entre os lançamentos e sabores já consagrados prometem surpreender os visitantes com diversidade e qualidade.
A cerveja de cajá é um dos lançamentos da Feira pela Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad). Frutada, refrescante, puro malte, é uma das escolhas ideais para o clima quente da Bahia. O presidente da Cooperlad, Cristovão Roma, afirma que é uma cerveja que é a própria essência do sertão baiano. “Com muita alegria que a Cooperlad traz o novo produto que é a cerveja de cajá, um fruto típico da região que confere um sabor refrescante. Uma cerveja que é a própria essência do sertão. Fazer o lançamento nessa Feira é um grande marco na história da cooperativa”.
Outro lançamento é o da Associação dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia, de Esplanada, que se destaca com a cerveja de mel ‘Flores da Mata’. Uma criação leve e suave que reflete o sabor do mel da Mata Atlântica. “Estamos muito felizes em lançar essa criação na feira baiana”, expressa sua satisfação, Janet Lima Santos Neves, presidente da Associação.
A cerveja de cupuaçu é outro sabor que surpreende. Criada no Extremo Sul, no município de Itamaraju, tem o estilo sour, é leve, de baixo teor alcoólico, um produto vegano. O produto tem a parceria da Cooperativa Regional da Agricultura Familiar e a Cervejaria Encanto.
A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) inova com dois novos rótulos. A já conhecida ‘Saison Farmhouse de Umbu’ retorna em uma embalagem de 600 ml, prometendo um sabor aprimorado. A grande surpresa é a parceria com a PROA Cervejaria, resultando na ‘Catharina Sour de Goiaba com Maracujá da Caatinga’. Adilson Ribeiro, presidente da Coopercuc, está otimista com o lançamento. “Vamos surpreender o paladar dos consumidores”.
Sabores consagrados que encantam
A Feira traz também outros sabores já conhecidos pelo público como a cerveja artesanal ‘Cabruca’, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis (Coopessba) de Ilhéus, uma homenagem à essência da Mata Atlântica. Com nibs de cacau, a bebida proporciona uma experiência suave e única.
Já a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), de Monte Santo, reafirma seu sucesso com a ‘Cerveja de Licuri’. Um toque sutil e aroma especial fazem dessa cerveja um deleite.
A Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju) brinda os visitantes com a ‘Aratinga Fruit Beer Caju’, uma cerveja leve e refrescante feita com a polpa do caju. “A cerveja de caju é pensada para quem ama a fruta e quer apreciar uma bebida leve nos dias de calor”, revela Ícaro Renne, presidente da cooperativa.
A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é uma celebração completa da riqueza da agricultura familiar baiana. Com mais de três mil produtos, tendas temáticas, atrações musicais e uma Praça Gastronômica repleta de iguarias, é uma oportunidade imperdível de saborear o melhor da Bahia.
O evento é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).