Salvador recebe IX Colóquio de Cinema e Arte da América Latina

Pela primeira vez, Salvador sedia o IX Colóquio de Cinema e Arte na América Latina (COCAAL), evento internacional, acadêmico e cultural que acontece entre os dias 19 e 22 de setembro na Faculdade de Comunicação da UFBA.  

Com o tema “Latinidades Afro-ameríndias”, o COCAAL reúne atividades que atendem tanto ao público universitário, quanto o público local, com uma programação composta por conferências com intelectuais ligados à produção audiovisual, artística e cultural latino-americana, e também por atividades culturais paralelas como exibição de curtas de países latino-americanos e uma exposição da fotógrafa baiana Lita Cerqueira.  Toda a programação é gratuita e aberta ao público, pode ser acessada no site oficial do evento: https://cocaal.com/

A abertura do IX Cocaal acontece hoje (19), às 18h, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca dos Barris e contará com a palestra “Notícias (nem tão) recentes dos subsolos sociais de uma Améfrica Ladina e de uma Pedagogia dos Vagalumes”, do professor e pesquisador da UFBA, Carlos Bonfim seguido da exibição do filme “Mugunzá” (2022), dos cineastas baianos Ary Rosa e Glenda Nicácio. 

Na presidência da Comissão Organizadora está presente Guilherme Maia, professor da Faculdade de Comunicação da UFBA. Para ele, este é um momento de extrema relevância não apenas para Salvador, como para toda região.

“Tivemos edições do Cocaal no México, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Agora é a vez do Nordeste”, explica. Guilherme ainda relata como a chegada do projeto na cidade é uma maneira de “descentralizar e ampliar o alcance das discussões sobre o cinema e a arte na América Latina, além de favorecer a participação de estudantes e pesquisadores de estados do Nordeste”.

Yanet Aguilera, professora da Unifesp (São Paulo) e cofundadora do COCAAL e se mostra animada com a perspectiva de intercâmbio cultural. Yanet ainda complementa que a academia, assim como diversas áreas, se volta mais para o Sul e Sudeste, por isso, acredita que há muito a se aprender com a vinda do Cocaal para Salvador.  

O professor e pesquisador Tunico Amâncio da UFF (Rio de Janeiro), um dos conferencistas convidados para o IX COCAAL e cofundador do evento, assim como Yanet, acredita que “sair dos pólos tradicionais de discussão, ambientados no sudeste foi uma sábia decisão, com resultados que serão, certamente, muito estimulantes!”.


LATINIDADES AFRO-AMERÍNDIAS: CONFERÊNCIAS DO COCAAL

A nona edição do Colóquio de cinema e Arte da América Latina traz o tema “Latinidades Afro-ameríndias”, parte da necessidade de se repensar a América Latina e ir além da visão colonial que a unificou sob as categorias genéricas de “africana” e “ameríndia”. Ao invés disso, propõe explorar as “latinidades afro-ameríndias” para reconhecer as diversas experiências de pessoas que foram colonizadas e como elas se  manifestam no cinema e nas artes. 

Uma abordagem pluralista que busca reinventar a vida em comum na América Latina e que estará presente em toda a programação do evento, desde as conferências realizadas no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, entre os dias 20 e 22 de setembro, pela manhã (9h às 12h), bem como nas atividades paralelas como as mostras de curtas com produções do Brasil, Argentina e México.

SERVIÇO:

O quê: IX Colóquio de Cinema e Arte na América Latina
Quando: de 19 a 22 de setembro
Onde: Sala Walter da Silveira (dia 19 de setembro) e Facom/UFBA (de 20 a 22 de setembro)
Quanto: Gratuito

Programação completa em: https://cocaal.com/
Instagram: @coloquiococaal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.