Vatapá, prato típico da cozinha afro-brasileira

O vatapá é um prato típico da cozinha afro-brasileira. Tradicionalmente, ele é feito com peixe ou camarão, fubá, azeite de dendê e pimenta malagueta. Pode levar ainda castanha de caju, gengibre, amendoim, coco ralado e cebola.

Segundo pesquisa feita pelo folclorista Luís da Câmara Cascudo, o vatapá chegou ao Brasil por intermédio dos escravos iorubas com o nome de ehba-tápa.

O compositor e cantor baiano Dorival Caymmi imortalizou a receita do prato numa música chamada “Vatapá”, que começa assim: “Quem quiser vatapá, ô, que procure fazer. Primeiro o fubá, depois o dendê…”. A homenagem de Caymmi confirma a importância que a iguaria tem para o povo da Bahia.

Atualmente, ele é consumido em muitas cidades brasileiras. Essa difusão trouxe variações ao prato. Em algumas regiões fazem o vatapá de carne, em outras trocam a pimenta-malagueta por outra mais suave, ou substituem o dendê por azeite de oliva.

O vatapá é utilizado, também, para rechear outro quitute típico da Bahia: o acarajé.

Além da aparente tipicidade baiana, ele surge famoso e muito bem apreciado no Amapá e no Pará, com sotaque indígena, como o tacacá. Alguns pesquisadores creditam para lá sua origem e há variações da receita da Bahia: ausentam-se o amendoim e o dendê e, em vez do fubá, da farinha de arroz ou do pão, sua base é a farinha de mandioca. No livro Viagem Gastronômica Através do Brasil, Caloca Fernandes ressalta que a receita e o preparo do vatapá são semelhantes aos da açorda portuguesa, um prato de subsistência muito comum em Portugal e que leva ingredientes simples como legumes, vegetais, carnes e peixes, além do pão, alimento estruturante em períodos de crise alimentar mundo afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.