Hospital Aristides Maltez lança campanha para aquisição de equipamento
Diante das dificuldades econômico-financeiras enfrentadas e da necessidade de melhoria do atendimento a milhares de pacientes de toda a Bahia, o Hospital Aristides Maltez (HAM) está promovendo uma campanha de arrecadação de recursos para aquisição de um novo acelerador linear.
O equipamento, fundamental para o tratamento em Radioterapia dos pacientes oncológicos, custa, em média, R$ 8 milhões. De acordo com o Ministério da Saúde, o HAM é uma das unidades hospitalares que mais realiza aplicações de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Segundo o medico Aristides Maltez, presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, a expectativa é que, com a aquisição do novo aparelho, haja um aumento superior a 30% dos atendimentos, além de menos efeitos colaterais para os pacientes pela incorporação da tecnologia de Radioterapia de Intensidade Modulada – IMRT, possibilitando melhor qualidade de vida pós-tratamento para crianças e adultos. O novo acelerador linear também deve realizar Radiocirurgia Estereot& aacute;xica, tratamento mais preciso, menos invasivo e menos prolongado.
Em 2021, o HAM contabilizou um déficit de R$ 10.043.013,00, o que inviabiliza, muitas vezes, investimentos em tecnologia, troca de aparelhos obsoletos e ampliação de atendimentos. Aristides Maltez Filho, falou também das dificuldades que o HAM vem enfrentando e alertou:
O momento é um tanto quanto delicado e estamos mais do que nunca buscando o apoio da comunidade. Um hospital de câncer tem como um dos fatores mais efetivos para a sua atuação, dentro do que se propõe, os equipamentos de Radioterapia. Nós temos um parque radioterápico com equipamentos cedidos pelo Ministério da Saúde e todos eles beiram em torno de 20 anos de uso. O acelerador linear é um equipamento que, fora do país, com 10 anos, já é considerado ultrapassado e por isso precisamos urgentemente desse aparelho.
Aristides Maltez Filho disse ainda que o HAM chegou em um momento que ou se moderniza com novos equipamentos ou, em breve, parará a sua atuação na área da Radioterapia. Assim, estamos em busca, através da sociedade e dos organismos oficiais, de equipamento que possa chegar para substituir e evitar interromper o atendimento para que não se reflita em filas na espera da Radioterapia de 60 a 90 dias, o que é muito ruim para o início do tratamento em que a doença pode avançar e se tornar cada vez mais potente, podendo ter o doente a vida comprometida..
“Diante disso, estamos ansiosamente buscando apoio de todos os setores da Bahia para que nos permita meios para adquirir um acelerador linear que atenda as necessidades dos pacientes o mais cedo possível para evitar uma interrupção no tratamento”. E finaliza: “A fé na população sempre foi grande e a resposta sempre foi correspondendo ao que pleiteamos. Que Deus continue nos ajudando e a Liga Bahiana Contra o Câncer siga cada vez mais conectada com as necessidades da população da Bahia através do Hospital Aristides Maltez”.
Para tornar a compra possível, a meta é alcançar 1 mil novos doadores recorrentes. Interessados em contribuir devem acessar o site do hospital: www.aristidesmaltez.org.br.