Teobaldo Costa é homenageado na 25ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil
O baiano Teobaldo Costa, do grupo Atakadão Atakarejo, será um dos homenageados na 25ª edição do Empreendedor do Ano Brasil, que acontece no dia 8 de fevereiro. A cerimônia de entrega do prêmio, que é promovido pela EY, líder mundial em serviços de auditoria e consultoria, vai ocorrer em São Paulo, na Casa Giardini, com transmissão ao vivo pela internet, a partir das 20h30, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. Teobaldo receberá a homenagem pela categoria Master, que engloba empreendedores e fundadores de empresas consolidadas e líderes em seus respectivos mercados de atuação.
Considerado um dos maiores empresários da Bahia, Teobaldo Costa vem de origem humilde – nasceu no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, e viveu um bom tempo em Alagoinhas, no interior do estado, onde iniciou a carreira no comércio ainda menino. O desejo de empreender o fez cursar e se formar em economia na Universidade Católica do Salvador e, já em 1978, Teobaldo montou uma barraca de frutas e verduras, logo ampliada para mercearia, padaria, supermercado, atacado, que viria a ser o primeiro Atakarejo, em 1994. Hoje o grupo é um dos maiores do estado e emprega milhares de colaboradores.
As categorias e os homenageados da 25ª edição do Empreendedor do Ano Brasil são:
● Master (empreendedores e fundadores de empresas consolidadas e líderes em seus respectivos mercados de atuação): Andrea Seibel (Leo Madeiras), Chaim Zaher (Grupo SEB), José Isaac Peres (Multiplan), Péricles Pereira Druck e Sérgio Ribas (Irani Papel e Embalagem), Teobaldo Costa (Atakadão Atakarejo) e Bruno Ferrari (Grupo Oncoclínicas).
● Emerging (empreendedores e fundadores à frente de empresas com crescimento acelerado no mercado): Diego Siqueira (Trinus .co), Goldwasser Neto e João Pedro Mano (Accountfy), Mônica Granzo (Smarkets), Mônica Hauck (Sólides), Tiago Dalvi (Olist), Vander Corteze (Beep Saúde) e Rodrigo Lopes, Pedro Roso e Flávio Castaldi (Docket).
· Impacto (empreendedores e fundadores de empresas que nasceram com a missão de responder aos desafios socioambientais em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que se guiem pelos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) e apresentem soluções com resultados efetivos): Danilo Costa (Educbank), Douglas Lopes (Incentiv.me), Guilherme Pierri (Digital Favela), Lucas Infante (Food to save), Tomás Martins (Tembici) e Rodrigo Pipponzi e Roberta Faria (Editora MOL).
● Executivo Empreendedor (CEOs que, por meio de seu trabalho, tenha ajudado a impulsionar o crescimento e a transformação de empresas consagradas no mercado): Eduardo Bartolomeo (Vale S.A.).
● Family Enterprise empresas familiares que estejam na segunda ou terceira geração, relevantes em seu mercado de atuação, cuja gestão teve um impacto positivo nos negócios e na comunidade): Baterias Moura.
O representante da categoria Master participará do EY World Entrepreneur Of The Year™, etapa global do programa, que ocorre em junho, em Mônaco. Criado em 1986, nos Estados Unidos, o programa tem o objetivo de homenagear os principais líderes empresariais do mundo de diferentes setores que se destacam na condução dos negócios. Com o sucesso internacional, a iniciativa desembarcou no Brasil em 1998 e, desde então, já foram mais de 300 brasileiros reconhecidos pelo programa da EY.
“A edição deste ano representa um marco significativo e reforça ainda mais o compromisso da EY com o empreendedorismo nas mais diferentes frentes e setores. Buscamos e valorizamos negócios inovadores, que tenham um importante impacto social, e temos um grande orgulho de fomentar e reconhecer o empreendedorismo brasileiro por meio de um programa que ocorre no Brasil há 25 anos”, conta Raquel Teixeira, sócia líder da EY Private para América do Sul e líder dos programas Winning Women e Empreendedor do Ano.