A saúde relaciona-se não apenas com o bem-estar físico

Saúde e bem-estar são dois conceitos distintos que merecem atenção. Estão relacionados, entre outros aspectos, com a ausência de doenças e com a satisfação com a vida.

“Saúde e bem-estar é um tema bastante complexo e que merece a atenção, pois apresenta relação direta com a qualidade de vida da população. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é, inclusive, o terceiro objetivo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, assinados pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Saúde é um conceito de difícil definição, que varia de acordo com o órgão, com o indivíduo, com o local, com a época e, até mesmo, com a classe social de quem o conceitua. Para muitos, saúde trata-se apenas da ausência de doença, mas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde relaciona-se não apenas com o bem-estar físico, apresentando relação também com o bem-estar mental e social.”

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) surgiu com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global. Essa agência especializada das Nações Unidas foi fundada em 7 de abril de 1948, quando seus estatutos foram ratificados. Atualmente, mais de 7000 pessoas trabalham em 150 escritórios em diferentes países, em seis escritórios regionais e na sede, em Genebra.

O objetivo da OMS, de acordo com sua constituição, é garantir a todas as pessoas o mais elevado nível de saúde. Vale destacar que essa agência define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, a saúde é muito mais do que a ausência de doenças.

→ Funções da OMS

Proporcionar saúde a toda a população mundial não é uma tarefa fácil e, por isso, a OMS atua de diferentes maneiras para garantir esse objetivo. Como funções que podem ser atribuídas a OMS, podemos citar:”

“Conquistas da OMS

A OMS já conseguiu várias conquistas na luta pelo bem-estar da população mundial. Uma dessas conquistas foi a erradicação da varíola graças aos seus esforços contínuos entre os anos de 1967 e 1979. Outra importante conquista foi a diminuição de cerca de 99% dos casos de poliomielite, um projeto conhecido como Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.

Além disso, não podemos nos esquecer do papel da OMS na luta contra a AIDS, haja vista que ela é uma das agências que compõem o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Esse programa busca pesquisar e combater a epidemia dessa grave doença.

Por Ma. Vanessa dos Santos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.